20 de janeiro de 2010

Arcade Fire, Radiohead, Deolinda e... Jimi Hendrix: os regressos de 2010





Discos novos continuam a ser anunciados. Saiba mais sobre os próximos lançamentos de Fleet Foxes, MGMT, Mão Morta, The National ou Limp Bizkit.
Janeiro ainda não chegou ao fim e a agenda de lançamentos para os próximos meses cresce de dia para dia.

A BLITZ deixa-o com as novidades sobre alguns dos discos mais aguardados do ano e pergunta-lhe:qual destes álbuns espera com mais ansiedade, e porquê ?

(Clique no nome dos artistas para saber mais sobre cada lançamento)

Jimi Hendrix
Disponível a 8 de Março, Valleys of Neptune é um disco com 12 gravações de estúdio completas, registadas por Jimi Hendrix num período "fundamental e conturbado" de quatro meses, no ano de 1969.

Posterior a Electric Ladyland (de 1968), Valleys of Neptune é apresentado, em comunicado de imprensa, pelas palavras da irmã de Jimi Hendrix, Janie: "O meu irmão Jimi sentia-se em casa quando estava no estúdio. Valleys of Neptune apresenta uma visão aprofundada da sua mestria durante o processo de gravação e demonstra o facto de ter sido um inovador, sem precedentes, deste mesmo processo, tal como um excelente guitarrista. O seu génio transparece em todas estas faixas valiosas".

Este lançamento de Jimi Hendrix será acompanhado, nos próximos meses, de edições de luxo em CD/DVD dos discos Are You Experienced? , Axis: Bold As Love ; Electric Ladyland e First Days of the New Rising Sun .

Interpol
O quarto álbum dos Interpol poderá marcar um regresso ao passado da banda de Nova Iorque, nomeadamente ao seu primeiro álbum, Turn On The Bright Lights . Assim o diz o baterista Sam Fogarino, deixando muitos fãs a salivar de expectativa.

Hot Chip
"Mais coeso e soul" do que o anterior Made In The Dark , One Life Stand , o quarto disco dos Hot Chip, chega já a 8 de Fevereiro.

Goldfrapp
Head First é o nome do novo disco dos ingleses Goldfrapp. Data de saída: 22 de Março.

LCD Soundsystem
É o primeiro disco desde o aclamado Sound of Silver e, segundo James Murphy, poderá ser o último dos LCD Soundsystem. As dúvidas podem começar a ser tiradas já em Março, mês previsto para a edição do álbum, ainda sem título.

MGMT
O "complicado segundo álbum" espera os MGMT na Primavera. Sobre Congratulations , os norte-americanos já avisaram que não será apresentado por qualquer single. Bom ou mau sinal?

The National
Em entrevista à Uncut, Aaron Dessner, um dos guitarristas dos National, revelou que o sucessor deBoxer chega em Maio. Ainda sem título, o quinto disco dos norte-americanos está a ser ultimado num estúdio que a banda construiu numa garagem e deverá ser "mais dinâmico" e "menos meditativo" que o anterior. "Vanderlyle", "Runaway" e "Bloodbuzz" são os títulos de algumas das novas canções.

Arcade Fire
O terceiro álbum dos canadianos mais estimados pelo mundo indie deve sair em Maio. Ainda sem título, o "irmão mais novo" de Neon Bible está a ser preparado pelo mesmo produtor, Markus Dravs, e deverá dar origem a uma digressão. Por enquanto, os Arcade Fire estão empenhados em angariar ajuda para o Haiti, país do qual Regine Chassagne, uma das caras da banda, é natural.

Rufus Wainwright
O cantor e compositor canadiano lança, este ano, All Days Are Nights: Songs For Lulu . Aparentemente inspirado na obra de Shakespeare, o sexto disco de estúdio de Rufus Wainwright, que este mês perdeu a mãe, a também cantora Kate McGarrigle, sai na Primavera.

Fleet Foxes
Uma das grandes revelações de 2008, os Fleet Foxes prometem lançar ainda em 2010 o seu segundo longa-duração. O próximo disco dos homens de Sun Giant deverá ser menos pop, avisou já a banda.

Radiohead
Em Janeiro, os Radiohead entraram em estúdio para começar a gravar o sucessor de In Rainbows(2007). Este ano, porém, Thom Yorke deverá também actuar a solo (ou com um "super-grupo") em festivais como os de Coachella, pelo que os planos concretos de edição dos Radiohead permanecem por esclarecer...

Grinderman
A "segunda" banda de Nick Cave continua a laborar. O novo disco dos Grinderman já está pronto e é, segundo Warren Ellis, "algo estranho e mais descarnado".

Deolinda
À BLITZ, Ana Bacalhau revelou que o sucessor de Canção Ao Lado já está no forno. As canções estão escritas e a banda sente ter ganho "músculo" e evitado o "auto-plágio", preparando-se para entrar em estúdio muito em breve.

Mão Morta
A banda de Braga festeja este ano 25 anos de carreira com um novo álbum de originais, o primeiro desde Nus , e o regresso a uma grande editora, no caso a Universal. O disco sai em Abril e ainda não tem título.

GNR
É o primeiro disco dos GNR desde Do Lado dos Cisnes , em 2002, e também o primeiro desde a estreia a solo de Rui Reininho, Companha das Índias , de 2008. Está a ser preparado no Porto e, segundo a banda, será "assumidamente pop".

Sérgio Godinho
O veterano escritor de canções português quer regressar aos álbuns em 2010. O sucessor de Ligação Directa , de 2006, ainda não tem título ou data de edição, mas poderá intersectar-se com a celebração de quatro décadas de carreira para Sérgio Godinho, cujo primeiro disco, Os Sobreviventes, data de 1971.

Linda Martini
Uma das bandas mais acarinhadas pelos leitores de www.blitz.pt , os portugueses Linda Martini encontram-se a trabalhar no segundo longa duração, que sucede a Olhos de Mongol e ao EP ao vivoIntervalo , da série Optimus Discos.

Pedro Abrunhosa
O primeiro disco de Pedro Abrunhosa sem os Bandemónio, ainda sem título, sai em Abril. Gravado com os Comité Caviar, o álbum sucede a Luz , de 2007.

Tiago Bettencourt
"Só Mais Uma Volta", o primeiro single, está prestes a mostrar a cara. Quanto ao álbum, o segundo a solo do ex-Toranja, ainda não tem título mas chega às lojas no primeiro semestre de 2010.

Limp Bizkit
Os "veteranos" do nu-metal estão de regresso com um novo álbum, de título Gold Cobra . Previsto para o início do ano, é o primeiro álbum em dez anos com o "line up" original da banda de Fred Durst.


Fonte: Blitz