1 de maio de 2010

Aldeia Cultural... em Maputo




A “Aldeia Cultural” é um organismo não governamental, que visa envolver os diferentes actores de actividades culturais, um desafio à comunidade artística nacional e internacional, para expôr os seus trabalhos nas diferentes, áreas tais como:


Teatro Dança Poesia Literatura Cinema Artes visuais Música Gastronomia Artes de Rua



Esta iniciativa de operadores culturais em parceria com as associações culturais e o Ministerio da Educação e Cultura, contempla palcos de actuações e zonas para exposições multidisciplinares ao longo da avenida Samora Machel, com objectivo de promover e divulgar as diferentes formas de expressão cultural.


******************************************************************


A “Aldeia Cultural” vai decorrer de 21 de Maio dia internacional da divercidade cultural a 25 de Maio 2010, ao longo da avenida Samora Machel, e aredores, perfilando desde a Praça da Independência até à Baixa da cidade de Maputo.


OPERACIONALIZAÇAO


Com vista a consolidar maior participacao dos grupos e a organizacao dos mesmos, sera instalado junto à Casa de Ferro um escritório da “Aldeia Cultural” a partir do dia 2 Maio de 2010. Assim, os grupos poderao efectuar as inscrições em função do interesse em participar e na modalidade que lhes convier.


Cabe à curadoria da “Aldeia Cultural” fazer uma listagem dos participantes, e fazer uma programação cultural diversificada, de forma a chegar a todo tipo de público.A “Aldeia Cultural” aposta numa programação de actividades culturais que potencie a troca de experiências entre os fazedores da cultura, operadores e profissionais envolvidos e o público em geral, no circuito nacional de exibição de artes cénicas.


Poderão participar pessoas, grupos, companhias e/ou representadas por produtores ou agências de natureza cultural.As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via equipa de produção no escritório da “Aldeia Cultural” aos senhores Quito Tembe e Paulo David (Litho) Sithoe ou pelos telemóveis 824991520, 824303380. Email:
aldeiaculturalmoz@gmail.com


RESPONSABILIDADES DOS GRUPOS PARTICIPANTES


• Efectuar a apresentação pública do espectáculo nas datas e horários designados pela Organização;

• Disponibilizar um responsável técnico para coordenação da montagem e desmontagem do espectáculo;

• Promover o bom convívio e ordem da “Aldeia Cultural”

• Disponibilidade e exclusividade para integrar o plano de divulgação da “Aldeia Cultural”.

RESPONSABILIDADE E ORGANIZAÇÃO

• Sistemas de som e luz e respectivos técnicos nos locais de apresentação;

• Apoio técnico para montagem/desmontagem do espectáculo;

• O local de apresentação

• Divulgação dos grupos aos delegados de todo país.

Para a realização das actividades programadas pela “Aldeia Cultural” estão envolvidas diversas instituições do Município de Maputo e outras que pela natureza do evento se requer a sua colaboração.

No âmbito da interacção institucional, acordou-se que a avenida Samora Machel deverá estar encerrada à circulação de veículos de todo o tipo durante a realização da “Aldeia”.