1 de setembro de 2011

Cooperação Portuguesa - Uma Leitura dos últimos Quinze Anos de Cooperação para o Desenvolvimento 1996-2010


O IPAD acaba de editar um livro sobre os últimos quinze anos da Cooperação Portuguesa. Esta “leitura” da Cooperação Portuguesa procura contribuir para o conhecimento sobre o que de mais significativo se fez em matéria de cooperação para o desenvolvimento entre 1996 e 2010. Pretende, igualmente, criar uma oportunidade para o leitor acompanhar e interpretar, de uma forma funcional, a habilidade com que a Cooperação Portuguesa e a Internacional se foram submetendo à prova dos tempos num mundo de desenvolvimento emergente, em que as prioridades se modificam num curto período de tempo, alterando a hierarquia dos objectivos, determinando novas relações entre Estados, instituições e dentro das próprias sociedades nacionais.


A obra percorre três áreas estruturantes da Cooperação Portuguesa, começando pelo que tem sido a política de cooperação (Capítulo I), depois pelo seu enquadramento institucional, alterações e progressos que foi conhecendo durante este período (Capítulos II e III) e, por fim, pela acção operacional propriamente dita destacando os aspectos que, no entendimento da instituição, foram mais relevantes (Capítulos IV e V). As duas primeiras mais determinadas a Norte, a última sobretudo de aplicação a Sul.


O livro pode ser descarregado em:


Pode, também, ser adquirido no Núcleo de Documentação e Educação para o Desenvolvimento do IPAD (R. Rodrigues Sampaio, n.º 3).