2 de outubro de 2012

Cinema pelos Direitos e Desenvolvimento: A Guerra da Água



Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Rural (15 de Outubro), o Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro) e o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza (17 de Outubro) exibimos “A Guerra da Água”, um filme de Licínio Azevedo (Moçambique, 1996), que aborda a importância da água para a população moçambicana e se mantém de actualidade.
A projecção terá lugar dia 17 de Outubro pelas 18 horas no Auditório da CPLP, Palácio Conde de Penafiel, Rua de S. Mamede (ao Caldas), nº 21, 1100 - 533 Lisboa e será seguida de um debate.
 
Sinopse: Durante a guerra em Moçambique os combates nas regiões secas aconteciam em volta dos furos de água. Vários deles foram destruídos para não caírem nas mãos do inimigo. Hoje, nos meses de estiagem, quando a água da chuva armazenada nas cisternas familiares acaba, a população começa uma nova guerra.
 
Pode ver aqui um excerto do filme.

A entrada é gratuita mas está sujeita a inscrição (envie um e-mail com o nome do filme e o seu nome para: info@plataformaongd.pt). 
 
Esta será a quinta sessão do ciclo de cinema “Direitos e Desenvolvimento” que pretende criar espaços de debate sobre questões relacionadas com o desenvolvimento. O ciclo é organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD em parceria com o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) e conta o apoio da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.