25 de setembro de 2013

A nova Agenda para o Desenvolvimento...


Entrevista a Patrícia Magalhães Ferreira

Na sede das Nações Unidas, faz-se esta quarta-feira o balanço dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, um conjunto de metas e prazos fixados pelos países da ONU numa declaração assinada no ano 2000 no âmbito de diferentes áreas, desde a fome à saúde, passando pela educação e pela mortalidade infantil. As bases de uma nova agenda para o desenvolvimento deverão também ser lançadas.

A investigadora Patrícia Magalhães Ferreira, do Instituto Marquês Valle Flôr, uma organização não governamental para o desenvolvimento, explica que o objetivo de reduzir para metade o número de pessoas que vive em pobreza extrema foi uma das metas alcançadas na declaração que foi assinada pelos países da ONU há 13 anos.

Nesta entrevista conduzida pelo jornalista João Vasco, Patrícia Magalhães Ferreira explica que os objetivos que ficaram mais aquém do esperado têm que ver com as taxas de mortalidade infantil e de mortalidade materna. Erradicar a pobreza extrema até 2030 é o grande objetivo proposto na nova agenda que está a ser discutida.

Ouvir Entrevista